paca househabitação unifamiliar
habitação unifamiliar
viseu
2020
Um terreno particular, de declive acentuado, aparentemente difícil de trabalhar, mas com uma grande abertura para a paisagem. São estas as condicionantes principais para o desenvolvimento deste projecto. A proposta tira partido destas premissas e potencia-as, adaptando-se à morfologia do terreno e favorecendo a relação com a paisagem.
De volumetrias desencontradas, a habitação cria espaços exteriores cobertos e descobertos e separações por tipo de uso. Reservando a cave para garagem e arrumos, o piso térreo essencialmente para as áreas sociais e o piso superior mais destinado ao recolhimento.
A configuração em “L” direciona a casa para a paisagem e para a exposição solar mais favorável, através de grandes janelas, ao mesmo tempo que se encerra para a parte norte e da estrada principal, potenciando a privacidade do habitar.
O betão e a madeira são os principais materiais propostos para desta habitação, por forma a conseguir um conjunto contemporâneo e acolhedor, constituindo-se como uma construção de carácter intemporal.
As coberturas verdes são outro ponto importante deste projecto, aliando o factor estético à sustentabilidade. Com provas dadas ao nível do isolamento térmico e acústico, capacidade de retenção da humidade, minimizando não só os trabalhos de manutenção, como as perdas energéticas e o recurso a mecanismos de aquecimento e arrefecimento dos espaços interiores, as coberturas ajardinadas constituem-se como elementos de produção de oxigénio, diminuição do efeito de estufa, filtro de gases poluentes entre muitas outras vantagens ambientais.
Arquitectura e renderização
Joana Pereira